Em 1966 em uma sala pertencente aos pais da professora Rosita na estrada do Engenho Novo, nº 623 - Anchieta deu-se início a Escola José de Anchieta.

Com apenas 10 alunos, dirigida pela Senhora Rosita e senhor Ari que com bastante entusiasmo fizeram então no dia 9 de junho de 1966, na calçada da escola, a primeira exposição sobre a vida do Padre José de Anchieta com trabalhos dos alunos e alguns murais do desenhista e diretor senhor Ari.

Participaram também alguns responsáveis de alunos e as primeiras professoras da escola Professora Rosita e Professora Gilcéa. Desde então, a data 9 de junho, dia nacional de Anchieta, passou a vigorar como data marcante da fundação da Escola José de Anchieta e, por ter sido também o mês no qual recebeu o primeiro regis¬tro do MEC.

Em 1969, a escola passou para a Rua Adolfo Coelho, 40 - Anchieta. Já com 2 salas construídas, 4 turmas de 1ª a 4ª séries entre manhã e tarde, mais ou menos 60 alunos e mais professoras.

A partir daí a escola vem evoluindo e hoje possuí 11 salas de aula, quadra de esportes, laboratórios de ciências e informática, biblioteca, pátio coberto entre outras dependências. Os cursos de Educação Infantil e Ensino Fundamental formam um total de 10 turmas.

Conta desde 1981, além dos diretores, com o apoio da filha do casal a Subdiretora Professora Margarete que vem mantendo o ideal de trabalho que é baseado no lema da escola: disciplina, saber e progresso.

Conta também com a seriedade da equipe técnico-administrativa, Professores, Auxiliares e outros profissionais que enriquecem todo o trabalho.

Graças ao trabalho consciente do grupo, temos um vasto número de profissionais bem sucedidos que passaram pela Escola no caminhar desses anos como, por exemplo, médicos, engenheiros, oficiais militares, jornalistas, professores, etc.

Sempre mantendo um diálogo aberto entre direção, funcionários, pais e alunos, temos cumprido nossa meta e esperamos contar com a compreensão e seriedade de todos para um trabalho cada vez melhor.

ESCOLA JOSÉ DE ANCHIETA